Um Céu de quebrar o pepino! Quadraturas e oposições nas casas angulares do mapa do início da lunação. Um sextil entre os luminares pra ajudar a descer, obrigada. Eu pedi um sakê quentinho na adega do Sol.
Hoje a Lua está em Virgem, o signo mutável do Verão. Ali ela quadra Mercúrio e Vênus em Sagitário, o signo mutável do outono; ela também quadra Marte em Gêmeos, o mutável da primavera; e se opõe a Júpiter em Peixes, mutável do inverno.
Os signos mutáveis são aos poucos temperados com as características da estação seguinte. Eles se adaptam. Os conflitos de hoje se dão porque cada um tem a sua maneira de se adaptar. O conflito propulsiona a mudança, gera movimento. E o movimento gera a vida.
Vamos tentar sentir o movimento dos sabores? Pra preparar 拍黄瓜 você começa quebrando um ou dois pepinos com a lateral de uma faca grande. Quebrar, em vez de cortar, aumenta a superfície em contato com os temperos. Os temperos são vários; cada um bate a seu tempo e eles vão se transformando nessa troca.
Se você acha que isso não é incomum, não é mesmo:
"A mutação é a única lei imutável em todo o universo" diz o I Ching, o Livro das Mutações
拍黄瓜
Salada de pepinos quebrados
2 pepinos japoneses
1 cS sal
3 dentes de alho bem picadinhos ou ralados
cebolinha
2 cc vinagre
1cc óleo de gergelim torrado
1cS shoyu
2 pimentas frescas
1cc pimenta sichuan
3 cS óleo de girassol
4 pimentas secas
Com a lateral de uma faca grande, pressione até quebrar os pepinos, ou melhor, fazer grandes rachaduras. Então corte em pedaços de 1,5cm. Salgue e coloque um peso em cima, para que ele solte água.
Depois de meia hora, escorra e arrume o pepino em uma travessa ou prato. Empilhe sobre ele o alho, a cebolinha e a pimenta fresca. Pode também temperar com o shoyu, o vinagre o o óleo de gergelim, mas não mexa.
Em uma panelinha, esquente o óleo, coloque a pimenta sichuan quebrada e as pimentas secas e rapidamente verta sobre o montinho de temperos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário