Toda vez que passa por Libra, a Lua carrega o cheiro e o jeito de Vênus e Saturno, seus regentes.
Hoje, mais do que isso, ela faz trígono com ambos, que andam por Aquário.
No trígono entre os signos de ar, a comunicação e a cultura se espalha como cheirinho de pão.
Vênus anda entre os maléficos, é bom lembrar. Se afasta da quentura de Marte e vai direto às limitações impostas por Saturno.
E a gente faz esse pão, tão antigo, o pita, O disco de massa se enche de ar, vira um balãozinho, e vai assim inflado e quente direto pra um ninho de panos, fica ali abafado, onde murcha e fica preso com seu próprio ar e umidade. Que é como a Vênus se sente. Toda a gostosura da Vênus ali limitada pelos maléficos nesse signo de Ar fixo.
Pela Lua passa isso tudo, ela ama Vênus, mas exalta Saturno. A Lua anda rápido e vê desenrolares de tantas situações, que talvez saiba que logo alguém vai abrir esse ninho, enfiar a cara nesse perfume, e pegar um pãozinho desse que a gente já começa a comer com os dedos, rasgando a massa e passando numa pocinha de azeite, como fazemos há milênios.
Pão Pita
para a esponja:
1/2 xíc farinha de trigo
1 xíc água
1cS açúcar
2cc fermento biológico seco
1cS azeite
para a massa:
2 xíc farinha de trigo
1cc sal
Misture os ingredientes da esponja e aguarde uns minutos até que a mistura comece a formar bolhas.
Então misture a farinha restante, adicione a esponja e misture tudo. Sove por 10 minutos, cubra e deixe crescer até que o volume dobre.
Sem esticar a massa, corte em pelo menos 8 pedaços, forme bolas e deixe descansar por 15 minutos.
Enuqnto isso prepare um cestou ou uma tigela grande forrada com panos, um por cima também para que o pãozinho pronto fique fechado ali no ninho, sem ressecar.
Abra as massas com um rolo, não precisam ser finíssimas como o pão sírio comprado, uns 3 ou 4mm fica delícia.
Coloque a frigideira, panela ou chapa no fogo médio. Quando estiver quente coloque uma ou mais massas, deixe um minuto e vire. Ela começa a formar bolhas. Vire de novo. Se não inflar, aperte dando batidinhas com as pontas dos dedos ou uma colher. Se inflar só de um lado, aperte esse lado com a colher para empurrar o ar para o outro.
Vá colocando no ninho de panos á medida que ficarem prontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário