À jubilosa e exaltada lunação de Áries ofereço a lembrança de um momento em que chefs estrelados rompem com a tradição da cozinha tradicional francesa e se voltam para o ingrediente local.
Se a casa 3 fala da vizinhança, dos trajetos cotidianos, também fala desses vegetais jubilados, pois bem nutridos no seu terroir. Eles passaram a ser preparados de maneira mais simples, com o objetivo de preservar seu sabor e suas cores; branquear os legumes foi uma novidade que hoje é uma técnica básica. Tornou-se importante que os legumes continuassem crocantes! Ou melhor, tornou-se imperativo!
Até mesmo o nome do movimento é ariano: nouvelle cuisine.
Nome que foi criado por Mercúrio-Gault&Millau. Combusto em Áries não só organizou e impulsionou o movimento através das suas publicações, como formalizou seus dez mandamentos.
A nouvelle cuisine rompeu com o que era a cozinha tradicional dos grandes molhos, dos preparos demoradíssimos, das grandes travessas de grandes assados, trazendo porções menores, mais coloridas, mais frescas e — impreterivelmente — lindas!
O prazer de comer começa pelo olhar. Olha a Vênus no ascendente.
Depois do período entre os planetas maléficos, Vênus volta a respirar prazer; contidamente, sim, disposta e bastante próxima do senhor cuisine tradicionelle. Este senhor que tudo devora: toda ruptura cedo ou tarde vira regra.
O próprio Marte em Aquário, também com Saturno, confirma.
Não por isso vamos arrefecer nossos júbilos de criação, a exaltação das rupturas! Pega seu prato em branco e mãos à obra! Depois aceita a ajuda compulsória de Vênus, Marte e Saturno para editar.
E continue branqueando os vegetais.
Que se junte à tradição o que é significativo, sem rebarbas.
Bocuse ensina a branquear aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário