Lua com Vênus em tons vibrantes, é Áries! Coléricas: quentes, secas, incisivas, voluntariosas. Exaltam o Sol - agora em Peixes - e ao mesmo tempo servem a Marte que está na sua exaltação:
Aos Vencedores, as Batatas! pintadas de faz-de-conta-que-é-ouro, mas é cúrcuma.
A batata é associada à terra por ser um tubérculo, mas tão crocante aquosa, pertinente pra tentar apreender o sextil entre Peixes e Capricórnio.
Também a cúrcuma, um rizoma: se desenvolve embaixo da terra e seus brotos podem ramificar-se em qualquer ponto, assim como engrossar e transformar-se em um bulbo ou tubérculo; o rizoma tanto pode funcionar como raiz, talo ou ramo, independente de sua localização na figura da planta.¹ O que é uma maneira bastante pisciana de se desenvolver.
Júpiter, regente do signo de Peixes, está sitiado entre os maléficos. A Lua e Vênus fazem uma quadratura a eles, a Lua quase sem luz, trazendo a impressão da recém quadratura partil com Júpiter:
— Quando estou com a raiz na mão, a especiaria fala comigo. Sua voz parece a tarde, o começo do mundo.
— Sou a cúrcuma que saiu do oceano de leite, quando os devas e os asuras agitavam o líquido para extrair os tesouros do universo. Sou a cúrcuma que veio depois do néctar e antes do veneno, e portanto está entre os dois.
— Sim, murmuro, balançando no seu ritmo. Sim. És a cúrcuma, escudo para a tristeza, bálsamo para a morte, esperança para o renascer.
1:. wikipedia
2:. Chitra Divakaruni. A Senhora das Especiarias
Nenhum comentário:
Postar um comentário