31 março 2019

Lua em Aquário



                 Lua em Aquário, minguando, e eu não vou nem me expandir muito buscando frases, buscando as ideias pra concatenar, ainda mais que já tem esse texto da @solinvictusastrologia que, uau!, palavra por palavra, com clareza e com riqueza já me nutriram hoje; e se a Maíra me permite, ainda compartilho essa água dela com vocês 🌙

"A Lua segue em sua fase minguante, pelo signo de Aquário: aquele que narra o mito sobre o humano levado pelos deuses ao topo do monte Olimpo, passando a viver distante de seu lar - mas que, desde então, compartilha a água sagrada de um jarro aos seus iguais, despejando-a em forma de chuva a partir do degelo das montanhas.
.
E se a Lua é o recipiente que simboliza tudo aquilo que temos em comunhão - uma língua matriz, o pertencimento a uma família, um povo -, estando ela em Aquário, portanto peregrina; é como se caminhasse pelas margens do mundo tentando encontrar, ainda que de maneira distanciada, morada no que há de mais comum: a humanidade presente em cada um de nós.
.
O mitólogo Junito de Souza Brandão diz que a Lua, por sua natureza essencialmente úmida, era chamada de “dispensadora de águas”, portanto associada não apenas às chuvas, como também às ancestrais mulheres aguadeiras, que carregam seus baldes pelas comunidades afora. Mas sendo Aquário um signo do elemento ar - ligado às ideias -, a água que esta Lua hoje leva na cabeça é na verdade feita das reflexões sobre o que podemos fazer desse tempo que habitamos. Afinal habitar - uma casa, uma cidade, uma vida comunitária, ou seja, política - é um verbo lunar. Do latim “habitare”, de mesma raiz para hábito, tem relação direta com o conceito grego “éthos”: sobre todo conjunto de ideais compartillhado por qualquer coletividade.
.
A Lua míngua em Aquário, este signo considerado como o mais humano do zodíaco - despejando de seu jarro ética para dar de beber aos que têm sede por habitar um mundo melhor.
.
☼ Maíra Fernandes "


foto da @media.lunas que também sem cerimônias compartilha seu conhecimento aos quatro ventos ♥

Nenhum comentário: