Fica bom com sal temperado natalino Dodô, fica bom com outros temperos, porque apesar de ter diversas texturas e sabores, no fim de contas a base é bem suave.
A couve-flor é pré-cozida e gratinar.
Na panela: grão-de-bico, cenoura, acelga num molho grossinho.
meia couve-flor
1 ½ xíc grão-de-bico cozido
1 dente de alho
1 xíc cenoura em cubinhos
1 cS tofu defumado em pedaços
3 cS biomassa de banana verde
½ xíc da parte branca da acelga cortada em quadradinhos
A primeira coisa a ser feita é cozinhar o grão-de-bico. Eu gosto de germinar mas o imprescindível é que ele fique pelo menos 8 horas de molho.
Colocar uma panela com água com sal para ferver para cozinhar levemente a couve-flor. Dessa vez eu cortei os floretes mas ela pode ser feita em um pedaço só que fica bem legal, só demora um pouco mais. Mergulha ali a couve-flor.
Em uma panela aquecer um pouco de óleo e refogar o alho bem picadinho só até murchar; acrescentei a cenoura em cubinhos, a biomassa de banana verde e fui adicionando caldo quente aos poucos para que ficasse mais fácil dissolver a biomassa. Então acrescentei o tofu defumando em pedacinhos (mas ficou duro no final, talvez seja uma cozinhar com o grão de bico) e deixei cozinhar até que a cenoura ficasse al dente.
Enquanto a cenoura cozinha talvez seja hora de escorrer a couve-flor e colocar em uma forma untada e levar ao forno quente. Eu só besuntei com óleo de girassol mas já vi diversas receitas: com algum creme, com farinha de rosca e por aí vai.
Cenoura no ponto, juntei o grão-de-bico cozido e temperei com o sal especial de natal. Quando ferveu novamente acrescentei a acelga e apaguei o fogo; gosto dela bem crocante!
Servi com flor de azedinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário